[Especial] Criação do Softbol

Especial História do SoftbolEstudos indicam que a história do Softbol, remonta ao Dia de Ação de Graças de 1887, em Chicago, nos Estados Unidos. Devido a uma partida de Futebol Americano entre Yale e Harvard, havia um amontoado de pessoas no Farragut Boat Club. A Universidade de Yale foi a vencedora da partida e um ex-aluno jogou um luva de boxe amassada em um torcedor de Harvard. O torcedor atingido devolveu a “bola” usando um pedaço de madeira. George Hancock, um repórter do Chicago Board of Trade, pegou um giz, traçou as linhas e gritou brincando com os exaltados: “PLAY BALL”. Naquela noite, uma partida de 80 corridas foi realizada e a partir daí o Softbol nasceu. O primeiro livro de regras foi publicado por Hancock em 1889, nomeando o novo esporte como “Indoor Baseball”.

Especial História do SoftbolEm 1895, Lewis Rober Sr. Levou o jogo, que era disputado indoor (ambientes cobertos), para o lado de fora, em um terreno baldio nos arredores de Minneapolis, em Minnesota, onde os Bombeiros disputavam o Softbol enquanto esperavam por um alarme. Neste período ficou conhecido como “Kitten League ball”, e mais tarde o nome foi reduzido apenas para “Kitten Ball”. Em 1922, o nome foi alterado mais uma vez e ficou conhecido como “Diamond Ball”.

Especial História do SoftbolPor mais estranho que possa parecer, em alguns momentos, o nome do jogo também foi “mush ball” e “pumpkin ball”. Apenas em 1926 o termo “softball” foi utilizado, Walter Hakanson, da ACM (YMCA – Young Men´s Christian Association) de Denver, no Colorado, participava de uma reunião para a formação da Associação de Softbol Amador do Colorado. O jeito que o jogo era disputado também foi sofrendo alterações ao longo dos anos.

Especial História do SoftbolEm 1933, foi disputado o primeiro Torneio Nacional de Softbol Amador, enquanto era realizada a Feira Mundial de Chicago, tendo cobertura do repórter Leo Fischer, membro da ASA (Associação de Softbol Amador). O Softbol se espalhou pelo mundo, tendo como seu principal propulsor os militares americanos que ensinavam o esporte durante a Segunda Guerra Mundial.

Especial História do SoftbolA primeira reunião da Federação Internacional de Softbol (ISF – International Softball Federation) aconteceu em 1952. A entidade governava o esporte por todo o mundo e realizou o primeiro Campeonato Mundial em 1965, com cinco países competindo na Austrália. No ano seguinte, foi a vez dos homens estrearem em um campeonato global, que foi sediado no México.

Leia mais:

Capa Especial Olimpíadas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.