A Confederação Mundial de Beisebol e Softbol (WBSC – World Baseball Softball Confederation), junto à Federação Peruana de Softbol e do Instituto Peruano del Deporte (IPD), anunciaram nesta quinta-feira (16) o adiamento da Copa do Mundo de Softbol Feminino Sub-18, que aconteceria em Lima, no Peru.
A medida foi tomada após uma reunião virtual entre o presidente de Softbol da WBSC, Tommy Velazquez, o presidente do IPD, Gustavo San Martin e a presidente da Federação peruana, Vanessa Endo e da CEO Marisa Matsuda. O motivo do adiamento são as medidas sanitárias e as limitações de viagens impostas em cada país por cauda da atual pandemia de COVID-19.
A primeira edição da Copa do Mundo Sub-18, com uma nova faixa etária, identidade visual e formato criado para substituir o Campeonato Mundial Sub-19, que remonta a 1981, estava originalmente programado para acontecer entre os dias 23 e 30 de agosto, mas foi adiado para abril de 2021 ainda sem datas confirmadas.
A elite do Softbol Sub-18 vai atuar no Complexo Esportivo Villa Maria del Triunfo, palco dos jogos Pan-americanos de 2019. Serão 16 seleções brigando pelo título de campeã do mundo:
África: África do Sul (26ª)
Américas: Estados Unidos (1ª), Canadá (3ª), Porto Rico (4ª), México (5ª) e Peru (19ª)
Ásia: Japão (2ª), Taiwan (6ª) e China (7ª)
Europa: Holanda (9ª), Itália (10ª) e República Tcheca (12ª)
Oceania: Austrália (8ª) e Nova Zelândia (16ª)
Wild Card: Filipinas (11ª) e Colômbia (48ª)
Devido ao adiamento da competição, a WBSC decidiu abrir uma exceção única para expandir a idade de elegibilidade em ambos os extremos, permitindo que todos os jogadores que teriam direito de participar em 2020 representem seus países no torneio em 2021. A decisão também permite a possibilidade de aquelas atletas que completam 14 anos em 2021 serem incluídas na lista. Assim, as jogadoras nascidas entre 2002 e 2007 possam ser elegíveis para participar da Copa do Mundo.
A WBSC e o Comitê local está monitorando as notícias relacionadas ao coronavírus e às restrições de viagem em todo o mundo e confirmarão novas datas para os eventos adiados posteriormente.
A entidade ainda tem duas competições confirmadas para 2020, a Copa do mundo de beisebol Sub-15 e a Copa do mundo de beisebol Feminino, que acontecerão no México. A WBSC está avaliando a situação global para decidir sobre os torneios.
(foto: WBSC)