As construções do megacentro de beisebol e Softbol chinês tiveram início em Shaoxing, na China, cidade a sudeste de Hangzhou, sede do Asian Games de 2022. Com um investimento de cerca de US$254milhões (aprox. R$1.3bi) expectativa é que as obras fiquem prontas em outubro de 2021.
No final de maio, representantes da Associação Chinesa de beisebol (CBA – Chinese Baseball Association) e da Associação Chinesa de Softbol (CSA – Chinese Softball Association) fizeram uma inspeção no local para obter uma visão geral do projeto, que consiste em dois campos de beisebol e dois de softbol.
O complexo terá pouco mais de 140mil metros quadrados, contará com um centro de treinamento e uma academia. O campo de beisebol terá capacidade para 5000 torcedores, tendo uma montagem temporária para mais 1500, podendo aumentar 1000 assentos.
O campo principal de softbol contará com 1000 assentos fixos e mais 1000 assentos temporários. Além disso, uma estrutura subsidiária dará possibilidade de aumentar mais 500 lugares.
O softbol feminino estreou nos Asian Games em 1990, edição disputada em Pequim, enquanto o beisebol masculino foi o esporte de demonstração no mesmo ano. Ambos estão no programa desde então.
A 19ª edição dos Asian Games está programada para ser disputada entre os dias 10 e 25 de setembro de 2022.
(fotos: twitter Asian Games)