O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a nova contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O maior evento esportivo do mundo acontecerá entre os dias 23 de julho (sexta-feira) até o dia 8 de agosto (domingo), de 2021. Originalmente os Jogos aconteceriam entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2020.
As Olimpíadas foram adiadas devido ao surto mundial de Coronavírus, sendo a terceira vez que o evento não acontecendo. A primeira em 1916, na Primeira Guerra mundial, seguido por 1940 e 1944, durante a Segunda Guerra mundial.
“A humanidade atravessa um momento obscuro. Os jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão a luz no final do túnel.” Declarou Thomas Bach, presidente do COI.
As datas dos Jogos Paralímpicos também foram anunciadas. A Paralimpíadas acontecerá entre os dias 24 de Agosto e 5 de Setembro de 2021.
“As novas datas garantem segurança aos atletas, tranquilizam as partes interessadas e nos da, ao mundo todo, algo para olhar para frente,” falou Andrew Parsons, presidente Comitê Paralímpico Internacional.
O COI e o CPI anunciaram que estão criando uma comissão coordenada para resolver os problemas do adiamento, o que inclui os acordos com patrocinadores, estádias e a classificatórias.
Atletas que já garantiram suas vagas permanecerão com seus lugares garantidos, como o caso do Softbol, onde os seis países participantes já foram definidos. Porém muitas modalidades ainda não sabem quem serão os seus representantes, como o beisebol, que teve suas classificatórias adiadas.
(foto: divulgação COI)