Riccardo Fraccari, presidente da WBSC, sobre as Olimpíadas

Nesta terça-feira (24), após o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmar do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o presidente da Confederação Mundial de beisebol e Softbol (WBSC – World Baseball Softball Confederation), Riccardo Fraccari, se pronunciou sobre a decisão.

Cara família WBSC,

O Comitê Olímpico Internacional (COI), juntamente com o Comitê Organizador de Tóquio 2020 e o Primeiro Ministro do Japão Shinzo Abe, tomaram hoje a difícil decisão de adiar o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 até o verão de 2021.

Esta decisão, tomada devido à rápida aceleração da pandemia do COVID-19, não foi nada fácil de ser definida. Mas nos encontramos no meio de uma crise de saúde pública global e sem precedentes. A saúde e a segurança de atletas, oficiais, espectadores e a comunidade internacional devem sempre permanecer como nossa principal prioridade.

Hoje, o Conselho Executivo da WBSC se reuniu on-line para discutir os últimos desenvolvimentos e continuará a se reunir quinzenalmente para briefings, aproveitando a força da comunidade WBSC no processo.

A WBSC é solidária com o Movimento Olímpico e com o Japão durante este período desafiador e permanecerá totalmente flexível sobre seus próprios eventos, incluindo as classificatórias olímpicas, para acomodar o reagendamento dos Jogos de Tóquio 2020. Embora as seis equipes tenham sido decididas no Softbol, esse adiamento também permite mais tempo para concluir um processo justo de qualificação olímpica para o beisebol, proporcionando uma oportunidade igual para as equipes e seus jogadores.

Em nome da WBSC, gostaria de estender nossas mais profundas simpatias ao Comitê Organizador de Tóquio 2020 e ao povo do Japão. Mas não temos dúvidas de que o Japão, uma das maiores nações do beisebol e softbol, ​​tem a resiliência e a coragem de voltar mais forte e apresentar um espetáculo esportivo memorável em 2021.

O WBSC também está em uníssono com governos e autoridades de saúde pública em todo o mundo que estão trabalhando incansavelmente para conter a disseminação do COVID-19. Aplaudimos a resposta da comunidade internacional, que já salvou inúmeras vidas e continuará a fazê-lo nos próximos meses.

Portanto, continuamos lembrando à nossa família global de beisebol e softbol que siga as diretrizes estabelecidas por seus respectivos governos, autoridades de saúde pública e Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as medidas de proteção apropriadas a serem tomadas.

Temos certeza de que juntos superaremos a pandemia do COVID-19. E quando os Jogos ‘Tóquio 2020’ começarem em 2021, eles se tornarão o símbolo de nossa recuperação e solidariedade globais e será uma das maiores celebrações mundiais e um dos momentos mais esperados da história do esporte.

O esperado retorno olímpico do beisebol/softbol terá que esperar um pouco mais. Mas não tenho dúvidas de que, quando os Jogos de Tóquio 2020 acontecer, toda a nossa família global se alegrará ao fazermos o nosso tão esperado e espetacular retorno no maior estágio esportivo de todos.

Até então, mantenha-se e seus entes queridos seguros e saudáveis.

Riccardo Fraccari
Presidente da WBSC

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.