[Coronavírus] Grandes potências do esporte ameaçam não participar das Olimpíadas de Tóquio

Jogos OlímpicosA semana começou tumultuada no mundo olímpico. Após reunião emergencial do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional, no domingo (22), onde pela primeira vez foi cogitado o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, grandes potências olímpicas ameaçaram, nesta segunda-feira (23), não enviar seus atletas para o evento caso a data seja mantida.

Merch 2020

O Comitê Olímpico do Canadá (COC) foi o primeiro a oficialmente retirar seus atletas das Olimpíadas e dos Jogos Paralímpicos. Seguindo o exemplo dos canadenses a Noruega, através do Comitê Olímpico da Noruega (CON), ameaçou boicotar os eventos caso não haja adiamento.

Além disso, o Comitê Olímpico Australiano (COA), já instruiu seus atletas a priorizarem a saúde e que não existe possibilidade de uma equipe do país ser formada nas circunstâncias atuais. A Grã-Bretanha reforçou o coro e já fala em boicote. Alemanha e Suíça não se posicionaram sobre não ir aos Jogos, mas pedem o adiamento da competição.

Em meio a ameaças e boicotes, um dos membros mais antigos do COI, o canadense Dick Pound, garantiu que a decisão de adiar os Jogos já foi tomada e será anunciada em breve. Pound deu entrevista para o Jornal USA Today, onde de acordo com o dirigente, a competição deverá ser realizada em 2021, os detalhes serão apresentados nas próximas semanas.

Bernard Rajzman, brasileiro membro do COI, foi mais ponderado e afirmou que não duvidas que os jogos serão adiados.  Em entrevista ao Globoesporte.com, o brasileiro declarou que “a decisão não está tomada, ela será tomada. Para um bom entendedor…”

O Comitê Olímpico Brasileiro segue no apoio para que as Olimpíadas sejam adiadas. Pensando na saúde dos atletas, o COB distribuiu um manual com recomendações de treinamento e prevenção ao coronavírus. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!!!!

PRONUNCIAMENTO COC

O Comitê Olímpico Canadense (COC) e o Comitê Paralímpico Canadense (CPC), apoiados pelas Comissões dos Atletas, Organizações Nacionais de Esportes e pelo Governo do Canadá, tomaram a decisão difícil de não enviar equipes canadenses aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no verão de 2020.

O COC e o CPC urgentemente pedem ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e à Organização Mundial de Saúde (OMS) que adiem os Jogos por um ano, e oferecemos nosso total apoio em ajudar a navegar todas as complexidades que remarcar os Jogos trará. Apesar de reconhecermos as complexidades inerentes a este adiamento, nada é mais importante que a saúde e segurança dos nossos atletas e da comunidade mundial.

Isto não é somente sobre saúde dos atletas – é sobre saúde pública. Com a COVID-19 e seus riscos associados, não é seguro para nossos atletas, e para a saúde e segurança de suas famílias e à comunidade canadense mais ampla, que atletas continuem treinando para estes Jogos. Aliás, vai contra as orientações de saúde pública que pedimos que todos os canadenses sigam.

O COC e o CPC analisaram a carta e o comunicado enviados pelo COI no domingo. Estamos gratos ao COI por sua garantia que não vai cancelar os Jogos de Tóquio 2020 e apreciamos a importância de acelerar sua tomada de decisão sobre um possível adiamento.

Nós também aplaudimos o COI por reconhecer que assegurar a saúde e bem estar das nações e conter o vírus deve ser nossa prioridade. Estamos no meio de uma crise global de saúde que é muito mais significante que o esporte.

O COC e o CPC gostariam de agradecer aos nossos atletas, parceiros e à comunidade esportiva canadense por sua paciência e por nos emprestar suas vozes nesta época sem precedentes. Nós permanecemos esperançosos que o COI e o IPC vão concordar com a decisão de adiar os Jogos como parte de nossa responsabilidade coletiva de proteger nossas comunidades, e trabalhar para conter a proliferação do vírus.

NÃO DEIXE DE ASSISTIR

(Dra. Karina Hatano explica as precauções das suspensões)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.