Finalmente o final da novela. Nesta terça-feira (24), o Comitê Olímpico Internacional anunciou o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que aconteceria entre os dias 24 de julho e 6 de agosto, para meados de julho de 2021. O COI justificou a iniciativa como uma forma de proteger a saúde de atletas, da comunidade internacional e de todos aqueles envolvidos com o evento.
Em reunião remota, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach, conversaram sobre o adiamento dos Jogos e cederam a pressão internacional. O governador de Tóquio, Yuriko Koike, e o líder do comitê organizador dos jogos, Yoshiro Mori, participaram da reunião.
Essa é a primeira vez, na atualidade, que os jogos Olímpicos são adiados. As Olimpíadas já foram canceladas em três ocasiões: 1916, na Primeira Guerra mundial, 1940 e 1944, durante a Segunda Guerra mundial.
SOFTBOL E BEISEBOL
O Softbol já havia completado o processo de classificação para os Jogos. Os seis participantes seriam: Japão, time da casa, Estados Unidos, campeão do mundial de Chiba, Itália, vencedora da classificatória Euro-africana, México e Canadá, campeã e segunda colocada na classificatória Americana, e Austrália, vencedora da classificatória Ásia-Oceania.
Porém, no beisebol apenas quatro, das seis, vagas estão definidas: Japão, Israel, Coréia do Sul e México. As duas vagas restantes seriam disputadas entre março e abril, mas foram adiadas para Junho, podendo mudar conforme a pandemia de coronavírus.
A Confederação Mundial de beisebol e Softbol (WBSC – World Baseball Softball Confederation) se pronunciou momentos após a confirmação do adiamento das Olimpíadas. O Presidente da WBSC declarou seu suporte a decisão do COI e do primeiro-ministro japonês.
PREJUÍZO FINANCEIRO
O prejuízo financeiro com o adiamento será na casa dos bilhões. O portal The Asahi Shimbun, conversou com Katsuhiro Miyamoto, especialista em economia, que declarou que com o adiamento do evento, o prejuízo será na casa dos Bilhões.
De acordo com Miyamoto, as perdas serão de aproximadamente 640,8 bilhões de yens, em torno de US$ 5,8 bilhões, ou seja, quase R$ 30 bilhões.