A National Pro Fastpitch (NPF) anunciou a data e o local do Draft das atletas que atuam no Softbol universitário norte-americano. O evento acontecerá no dia 30 de março, em Rosemont, Illinois, na casa da franquia mais antiga da liga, o Chicago Bandits.
O Draft Universitário acontece desde a temporada de 2004. Durante o evento, quatro das seis franquias escolhem as atletas veteranas das universidades em cinco rodadas. O time chinês Beijing Eagles, não participa do evento e as canadenses do Canadian Wild, optaram por utilizar apenas atletas que vão participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A nova franquia, California Commotion, vai ser a primeira a escolher em todas as rodadas e terá uma escolha extra na quarta e na quinta rodada. No total, 22 atletas serão contratadas durante o evento.
As arremessadoras se destacam quando o assunto é a escolha número um, sendo a principal escolha em 11 das 17 edições do Draft da NPF. Apenas uma vez na história uma receptora foi draftada na primeira rodada, foi em 2016, quando o Pennsylvania Rebellion contratou Lexie Elkins, da University of Michigan.
No domingo (29), dia que antecede o Draft, a NPF vai promover uma grande clinica de treinamento com Kelly Barnhill, Bandits e primeira escolha de 2019, e com Abby Ramirez, segunda base considerada entre as melhores atletas da Liga na última década.
(fotos: divulgação NPF)