Softbol e beisebol são confirmados no Pan de Santiago 2023

Jogos Pan-americanos de Lima 2019Nesta quinta-feira (5), o Comitê Executivo do Esportes Pan-americanos (Panam Sports) definiu os esportes que vão estar presentes nos Jogos Pan-americanos de Santiago, no Chile, em 2023. O Softbol e o beisebol foram confirmados, após polêmica envolvendo o presidente do Comitê Olímpico Chileno (COCH). A reunião aconteceu em Porto Rico.

Merch 2020

Jogos Pan-americanos de Lima 2019Ao termino do Pan de Lima, em 2019, Mujica declarou para a ESPN Latina que as modalidades seriam retiradas da competição pela falta de tradição e bons resultados no Chile. Essa declaração gerou grande comoção, e a Federação de Beisebol e Softbol do Chile (FBSC – Federación de béisbol y Softbol de Chile) criou o movimento #YoQuieroSoftbolEnSTGO2023 e #YoQuieroBeisbolEnSTGO2023, para lutar pelo reconhecimento do esporte no país, conseguindo apoio de diversos países ao redor do mundo.

Os 28 esportes olímpicos, junto do beisebol, softbol, esqui-aquático, Karatê, patinação e o Surf, foram aprovados pela Panam Sports. Além disso, foi determinado que outros esportes ainda poderão ser incluídos, desde que o país sede tenha infraestrutura de qualidade disponível e que isso não signifique maior investimentos para a cidade anfitriã.

Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Na reunião, a Panam Sports, seguiu os passos do Comitê Olímpico Internacional (COI), e tomou a decisão de maximizar os recursos de cada país anfitrião, ou seja, aprovando o programa esportivo de Santiago 2023 com base nas realidades e desafios do Chile. De acordo com a Agenda Olímpica de 2020, os Jogos não devem exigir um investimento significativo em recursos e infraestrutura que não atendam às capacidades sustentáveis da cidade anfitriã.

Os esportes aprovados para os Jogos Pan-americanos de 2023 foram: Atletismo, Badminton, Basquete, Handebol, Softbol, ​​Boxe, Canoagem, Ciclismo, Equitação, Esgrima, Esqui aquático, Futebol, Ginástica, Golfe, Hóquei, Judô, Karatê, Levantamento de peso, Luta, Natação, Pentatlo moderno, Remo, Rugby sete, Esportes de rodas (Patinação artística, Patins e Skate), Surf, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Tiro, tiro com arco, Triatlo, Vela e Vôlei.

Na primeira semana de junho, a Panam Sports vai se reunir em Cali, na Colômbia, e analisarão se outros esportes serão incluídos ao quadro de disputas Pan-americanas.

(fotos: USA Softball/reprodução)

NÃO DEIXE DE ASSISTIR

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.