[Coluna] A importância do aquecimento Dinâmico

Aquecimento DinâmicoDentre os vários aspectos que podem influenciar no desempenho da prática do Softbol o mais importante, e constantemente esquecido, é a incorporação de um aquecimento e relaxamento adequado nos dias de treinos e competições. É comum alguns jogadores, e por mais incrível que possa parecer técnicos também, acreditar que atividades de rebatidas e arremessos são formas de aquecer. N

Um aquecimento bem realizado evita lesões, aumenta o rendimento, melhora a condição cardíaca e neuromuscular. Ou seja, prepara o corpo da melhor forma para os desafios que estão por vir.

Merch 2020

Fazendo o certo

Um aquecimento executado corretamente vai fazer com que seus músculos fiquem “frouxos” e aquecidos. Isso vai prepará-lo para realizar as habilidades dentro de um jogo de softbol. O melhor tipo de aquecimento para isso é conhecido como dinâmico.

Um aquecimento dinâmico contêm principalmente exercícios calistênicos, como polichinelos, joelhos altos, calcanhar no glúteo, chutes de Frankenstein, etc., ou seja,  atividades em que você esteja em movimento e alongando seu corpo. Esses alongamentos são melhores que os estáticos para um aquecimento.

A razão que faz os alongamentos estáticos não tão eficazes para um aquecimento é porque eles simplesmente alongam a musculatura. No entanto, seus músculos ficam melhor quando já estão aquecidos. Por esse motivo, um aquecimento dinâmico funciona melhor para que seus músculos fiquem aquecidos e soltos para evitar lesões, como distensões e estiramentos.

Um aquecimento dinâmico levará de 15 a 20 minutos. Você pode realizar vários exercícios durante o aquecimento, como agilidade ou escada funcional, para criar pés rápidos, bem como correr em base.

Ouça O Seu Corpo

Se você tem partes tensas ou encurtadas no corpo, concentre-se realmente em alongar, mobilizar e liberar essas áreas. Seu desaquecimento deve ser mais curto que o aquecimento e não pode demorar mais de 15 minutos. Concentre-se em alongar, mobilizar e liberar os músculos da melhor maneira possível, sem forçá-los.

Esse também é o momento perfeito para o treinador reunir a equipe. Sua equipe pode se desaquecer em círculo após uma prática ou jogo, enquanto o treinador repassa o que deu certo, ou errado, e as habilidades em que todos vocês trabalharão na próxima vez.

Certifique de que os aquecimentos e desaquecimentos sejam implementados em cada treino e antes e depois de cada jogo. E claro, para que tudo saia da forma correta, SEMPRE procure por um profissional de Educação Física habilitado, para orientá-los auxiliar nas atividades físicas.

NÃO DEIXE DE ASSISTIR

(MOCHILÃO SOFTBOL BRASIL – EPISÓDIO 01)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.