Entre os dias 13 (quinta-feira) e 16 (domingo), aconteceu o Campeonato Nacional da Nova Zelândia (NFC – National Fastpitch Championship), em Hutt Valley, de softbol Feminino e Masculino. Entre as mulheres, Auckland ficou com o título com direito a called game na final e entre os homens, Wellington acabou com 11 anos de jejum.
Auckland, que estava reforçado com a arremessadora americana Gretchen Aucoin, bateu Cantebury por 7 a 0 na grande final, vencendo por called game em cinco entradas. Aucoin eliminou 10, das 17, rebatedoras adversárias por strikeouts, cedeu apenas três rebatidas e não deixou ninguém andar.
Esse é o sexto quarto título nos últimos seis anos. As derrotas vieram para Hutt Valley em 2018 e 2019.
No masculino, North Harbour ganhou a vaga na final ao vencer Auckland por 5 a 4. Na grande final, Wellington foi matador e venceu por 10 a 1, Jerome Raemaki teve 100% de aproveitamento no bastão. Raemaki conseguiu três rebatidas em três oportunidades, impulsionou três corridas e bateu um home run.
O ponto de honra de North Harbour veio de Hohepa Monk, que isolou a bola no 3º inning. O arremessador de Wellington, o canadense Caleb Keeshig, eliminou seis adversários por strikeouts e cedeu apenas quatro rebatidas.
Wellington não vencia um NFC desde 2009. Canterbury e Hutt Valley dominaram o softbol masculino neozelandês na última década.
(photos: TVNZ)
Resultados National Fastpitch Championship: