[Retrospectiva] 12 momentos de 2019

V Campeonato Sul-americano Sub15A temporada de 2019 foi sem sombras de dúvidas uma das mais grandiosas do Softbol brasileiro, foi um ano recheado de prêmios, conquistas e muita superação. Não só no Brasil, mas no mudo o Softbol tem se estruturado e mostrado a sua importância no cenário mundial.

Novo Merchan OK

Para conseguir bordear o que mais de importante aconteceu nesta temporada, o Softbol Brasil separou os 12 momentos que mais marcaram essa temporada.

  1. PARCERIAS

ViseirasA temporada 2019 foi a oportunidade de fazer novos parceiros e renovar laços com antigos amigos e apoiadores do site. O maior portal de esportes americanos, The Playoffs, é um dos maiores e mais antigos apoiadores do site, ao lado da 1000A e do blog Camelo, Mamãe!?. Tivemos a felicidade de desenvolver uma parceria com a Dra. Karina Hatano, com o site Conexão Marília, com a ACB (Associação Cearense de beisebol) e com a Clínica La Posture.

Quer fazer parte do time? Acesse o nosso Mídia Kit.

  1. COLUNISTAS SOFTBOL BRASIL

logo softbol brasilEm 2019, o Softbol Brasil lançou um desafio, trazer uma equipe de profissionais gabaritados para desenvolver materiais de qualidade e conteúdo exclusivo para o Site. Depois de algumas reuniões e muitas reuniões lançamos a área de Colunistas com Barbará Woll (Softbol Universitário), Camila Hamasaki (Empoderamento Feminino), Carlos Kokubum (Preparação Física), Éverton Jasinski (Softbol de Santa Catarina), Fernando Honda (Desconstrução de paradigmas), Gilberto Mano (Nutrição), Juliane Goulart (Comunidade LBGT+), Karina Hatano (Medicina Esportiva), Patrícia Hamamoto (Arbitragem) e Samy Silva (Cultura).

  1. A TEMPORADA DOS VÍDEOS

I Campeonato Pan-americano Sub17Sonhamos muito e esse é o combustível para tentarmos levar o softbol brasileiro para cada vez mais pessoas e lugares. Dar voz aqueles que estão fora dos grandes centros e registrar o desenvolvimento do Softbol por todo o território nacional. Para isso, criamos o Canal do Youtube, onde desenvolvemos vários conteúdos especiais, registramos os bastidores dos principais eventos internacionais, comemoramos datas, mandamos mensagens, criamos novos amigos, apoiamos causas e desenvolvemos muito conteúdo.

  1. APOSENTADORIA DE UMA LENDA

Nathan NukunukuNem só de conquistas se fez essa temporada, em 2019, a lenda do Softbol da Nova Zelândia, Nathan Nukunuku, anunciou a sua aposentadoria da seleção após 20 anos de carreira. Aos 39 anos, o infielder vestiu a camisa dos Black Sox 126 vezes e venceu quatro Campeonatos Mundiais (2000, 2004, 2013 e 2017).

  1. ARGENTINA NO TOPO DO MUNDO E DAS AMÉRICAS

XVI Campeonato Mundial MasculinoNossos hermanos tiveram um ano dourado. Após superar muitas dificuldades, conquistaram o inédito título Mundial de Softbol Masculino e algumas semanas depois o Ouro nos Jogos Olímpicos de Lima. Essas conquistas coroaram um programa de desenvolvimento e aprimoramento nacional, incentivo ao esporte e apoio à atletas e àqueles que se dedicam ao esporte.

  1. JICA 60 ANOS

JICA 60 de BrasilUm dos maiores incentivadores do Softbol no Brasil completou 60 anos de atividades no nosso país. A JICA (Japan International Cooperation Agency) faz um intercambio de voluntários para ensinar softbol e beisebol para os brasileiros. E para comemorar essa data, nada melhor que muito esporte e ensinamentos.

  1. SUPREMACIA NORTE-AMERICANA

Seleção Olímpica EUAO país do Softbol mais uma vez mostrou a sua superioridade no esporte vencendo as principais competições internacionais do calendário 2019. As norte-americanas foram campeãs do 1º Campeoanto Pan-americano Sub-17, da Japan Cup 2019, da Copa do Mundo Sub-19, Ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima, conseguiu dobradinha no Border Battle e venceu a International Cup. O único revés foi no Japan All-Star Series, onde perderam para o Japão.

  1. VAGAS OLÍMPICAS

Classificatória Euro-AfricanaA temporada foi decisiva para as seleções ainda brigavam por uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ao longo do ano, três Classificatórias foram disputadas: Américas, Euro-africana, Ásia-Oceania.

A Itália, México, Canadá e a Austrália se juntaram aos Estados Unidos e ao Japão, donos da casa, na briga pelo sonhado Ouro Olímpico.

  1. Crescimento

Tiffany SuzawaO que parecia impossível aconteceu, em 2019 voltamos a bater as marcas do site. Nesta temporada atingimos a marca de 1000 publicações no site, 1045 para ser mais exato, passamos o recorde de visualizações do site (115.175) chegando a mais de 145 mil, crescimento de aproximadamente 25% na audiência.

No Youtube, conseguimos 358 inscritos no canal, com 11,7 mil visualizações e mais de 416horas de exibição. No instagram tivemos mais de 1000 novos seguidores, além de iniciarmos o nosso IGTV.

  1. Projeto Histórias

Neste ano foram dez novas histórias que completaram a 2ª temporada do “Projeto Histórias”, atletas consagradas, técnicos e algumas homenagens.

A homenagem da Camila Hamasaki gerou um vídeoregistrando as reações dela ao ficar sabendo da surpresa.

  1. Prêmios

Prêmio Brasil Olímpico 2019A temporada reconheceu o esforço das atletas brasileiras. Tiffany Suzawa, de Maringá, recebeu o Prêmio ACIM de Esportes. Mayra Sayumi Akamine, do Nikkey Marília, arrancou elogios nas competições internacionais e nacionais garantindo o Prêmio Paulista de Esportes e o Prêmio Brasil Olímpico de 2019.

  1. Seleções brasileiras fizeram história

Classificatória AmericanaAs seleções brasileiras de Softbol feminino foram o grande destaque do ano. O time adulto foi reformulado após algumas atletas se aposentarem e outras precisarem se afastar e no meio dessa transição teve o desafio de brigar contra grandes potências do esporte para conquistar uma vaga no retorno do Softbol às Olimpíadas. Tendo de se superar dentro e fora dos campos, as brasileiras conseguiram a quarta colocação na Classificatória Americana para Tóquio 2020, deixando para trás seleções baladas como Cuba, Venezuela e República Dominicana.

XIV Campeonato Sul-americano AdultoA vaga olímpica não veio, mas as brasileiras conseguiram se classificar para a Copa do Mundo de 2021, que o Brasil não conseguia desde 2016. Além disso, com um elenco renovado, com alguns rostos novos no time principal, novamente as brasileiras superaram todas as dificuldades e ficaram com o vice-campeonato do Campeonato Sul-americano.

Copa do Mundo Sub19Fora a seleção principal, o Brasil brilhou nas outras categorias conseguindo o Vice-campeonato Sul-americano Sub-15, a 7ª colocação na Copa do Mundo Sub-17 e a 12ª colocação na Copa do Mundo Sub-19.

O Softbol brasileiro se fortalece na união, na superação, na garra, na disciplina, na honestidade de seus praticantes e no sentimento de união que faz com que a comunidade se torne uma grande família.

Parabéns a todos que fazem o verdadeiro softbol acontecer.

FELIZ 2020, muito softbol para todos!
#JUNTOSSOMOSMAISFORTES

(fotos: divulgação WBSC, USA SOFTBALL, Alexandre Loureiro/Inovafoto/COB)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.