Ayaku Rokkaku fala do crescimento do beisebol feminino no Japão

Ayaku RokkakuO beisebol feminino tem crescido no Japão. A Liga Japonesa de Beisebol Feminino (JWBL – Japan Women´s Baseball League), anteriormente conhecida como Girls Professional baseball League (GPBL) tem chamado atenção da mídia e de praticantes.

Novo Merchan OK

Ayaku RokkakuA estrela da modalidade, Ayaku Rokkaku, de 28 anos, é uma das responsáveis pelo sucesso do beisebol feminino no país. Ela atuou nos quatro títulos da Copa do Mundo de Beisebol Feminino: 2010, 2012, 2014 e 2016, ganhando o prêmio de Melhor Jogadora em 2010. Recentemente foi uma das convidadas para o sorteio dos grupos da Classificatória Americana de beisebol para as Olímpiadas de Tóquio.

“O beisebol feminino no Japão está crescendo,” – afirmou Rokkako. “Hoje em dia temos cerca de 2000 atletas. Acredito que há 10 anos não tínhamos 500.”

Ayaku RokkakuDurante o 3º Congresso da WBSC foi uma das palestrantes no Workshop do Baseball5. Rokkako é uma instrutora certificada pela WBSC para a modalidade. Entusiasta da modalidade, a ex-jogadora acredita que a nova modalidade é uma ótima forma de inclusão.

“Comecei a jogar por que meu irmão jogava. Eu passava muito tempo junto com ele, então comecei a me dedicar e o jogo me inspirava.”

Sadaharu OhAlém disso, a lenda do beisebol profissional japonês, Sadaharu Oh, anunciou no Congresso que o World Children´s Baseball Fair (WCBF) vai realizar uma edição para o beisebol feminino em 2020. A WCBF é uma clinica organizada pela Japan Amateur Baseball Association (JABA), com apoio do governo Japonês.

A expectativa de Oh é que em 2020 a WCBF receba 50 meninas de 10 países e regiões: Canadá, França, Taiwan, Austrália, Japão, Peru, Irlanda, Indonésia, Coréia do Norte e Estados Unidos. Mais de 200 meninos e meninas de 20 países e regiões foram convidados para a WCBF.

(fotos: WBSC)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.