Softbol pode ficar de fora do Pan-americano de Santiago2023

De acordo com uma reportagem da ESPN latina, o beisebol e o Softbol podem sair do quadro de modalidades Pan-americanas nos Jogos que acontecerão em Santiago, no Chile, em 2023. O processo de saída não é oficial e ainda será votado.

Novo Merchan OK

O beisebol é um dos esportes fundadores da competição e esteve presente no calendário da disputa em Buenos Aires, em 1951. Já o Softbol entrou no quadro de modalidades em 1979, em San Juan, em Porto Rico.

Para Miguel Angel Mujica, presidente do Comitê Olímpico Chileno (COCH), a continuação das modalidades será definido em Dezembro, em uma reunião da Organização Desportiva Pan-americana (Panam Sports), que acontecerá em Miami. A justificativa para a exclusão do Softbol e do beisebol é a falta de tradição e bons resultados dos esportes no Chile, além do fato de não poder garantir representação nos esportes, visto que o país sede tem a obrigação de ter representantes em todas as modalidades.

XVI Campeonato Mundial MasculinoVale lembrar que o beisebol é o esporte mais popular nos países da América do Norte e dos países do Caribe. Além disso, o atual campeão mundial masculino está no continente americano, à Argentina, e entre as 10 primeiras colocações do Campeonato Mundial Masculino cinco são das Américas (Argentina (1), Canadá (3), Estados Unidos (5), Venezuela (6) e Cuba (10)).

Copa do Mundo Sub19No Softbol feminino, no Top 10 do Mundial de Chiba, quatro seleções são americanas (Estados Unidos (1), Canadá (3), Porto Rico (5), México (6)). Na Copa do Mundo Sub19, entre os 10 primeiros , quatro são das Américas (Estados Unidos (1), Canadá (3), Porto Rico (6), México (7)).

Campeonato Mundial de ChibaAlém disso, o Continente Americano é o único que tem direito a duas vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, sendo o único continente que terá três representantes, visto que os Estados Unidos garantiram vaga ao vencer o Campeonato Mundial de Chiba.

Ainda faltam quatro anos para o maior evento esportivo das Américas, segundo maior evento de esportes do Mundo, tendo tempo evitar que essa ideia seja concretizada.

(fotos: wbsc/facebook Pan Santiago)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.