Nesta segunda-feira (15) e quarta-feira (17), a Areninha do Castelão, quadras adjacentes ao complexo do Estádio Castelão, no Ceará, recebeu um projeto de capacitação de professores de Educação Física em Softbol, para instruir esses profissionais na prática e ensinamento da modalidade na região.
A atividade foi o pontapé inicial para a implementação do projeto “Softbol pela Igualdade”, que é idealizado pela Associação Cearense de beisebol (ACB) e o Instituto Esporte Mais, em parceria com a Secretária do Esporte e Juventude (SEJUV) e o Project Baseball. O principal objetivo do esporte é o empoderamento de mulheres através do esporte.
Essa é a primeira escolinha da modalidade no Estado. De acordo com Adeline Batista, futura professora da modalidade, é revigorante e desafiador passar essa nova modalidade para as meninas que vão participar.
O primeiro contato aconteceu no mês de maio, com uma oficina que aconteceu na mesma Areninha, com a finalidade de apresentar o esporte para a população. O objetivo agora é trazer praticantes e desenvolver o esporte.
“As pessoas ficaram bastante curiosas e motivadas para saber mais, a nossa ideia agora é visitar as escolas nos recreios fazendo pequenas oficinas e demonstrações para chamar as meninas para participar do projeto,” declarou Jessyca Rodrigues, coordenadora do Instituto Esporte Mais.
O projeto visa atender 75 meninas, com idade entre 8 e 18 ano e abre a inscrição para as interessadas na próxima segunda-feira (22), de forma gratuita. A previsão é de que as aulas tenham inicio no dia 2 de agosto, onde, além do ensino da modalidade, está previsto o intercâmbio cultural com organizações dos Estados Unidos, cursos de formação e bolsas de estudos para as participantes.
(foto: divulgação ACB)