[Coluna] Treinamento físico durante a temporada de Softbol

Após um trabalho físico de qualidade realizado na pré-temporada, que nos gerou condicionamento, agilidade, hipertrofia, força e potência. O nosso objetivo agora é manter e, se possível, continuar a desenvolver o nosso preparo e o nosso desempenho durante a temporada regular.

Listei alguns pontos que acredito ser de extrema importância para essa progressão e crucial para o melhor desenvolvimento como atleta:

Novo Merchan OK

Fadiga

O primeiro ponto que necessita da nossa atenção é a Fadiga. Por definição, a fadiga é aquele sentimento de enfraquecimento que acontece depois que nos esforçamos muito e é aí que pode morar o grande perigo. Muitas vezes na empolgação do treinamento e do foco no objetivo não prestamos atenção nos sinais que o nosso corpo está nos dando o que pode gerar lesões. É importante prestamos atenção na quantidade de fadiga e controlar o seu acumulo no treinamento de força, por exemplo.

Força e Potência

O segundo ponto que temos que observar é o treinamento de força e potência. Muitos atletas, por estar no meio da temporada ou muito próximo de competições, pensam em diminuir a carga (intensidade) e aumentar as repetições (volume), mas é recomendável que realizem menos repetições com mais carga, resultando assim em menos fadiga e fazendo com que esses atletas tenham ganhos físicos significativos.

Frequência

Por último, temos que nos preocupar com a nossa frequência de treinamento, ou seja, o volume e/ou tempo que vamos treinar. No Brasil, temos jogos somente aos finais de semana, podendo ser disputados de três a quatro partidas nesse período e é por isso que eu recomendo que os atletas treinem de três a quatro vezes na semana e de 45 a 60 minutos por treino.

Para finalizar, não se esqueçam de realizar liberação miofascial, ou seja, relaxem seus músculos após o treinamento. Trabalhem seus manguitos rotadores (rotação externa) sem exageros, continue com exercícios de mobilidade articular, não abuse dos sprints (piques) e caprichem nos levantamentos olímpicos e básicos (Clean, Jerk, Snatch, levantamento terra e agachamentos).

Lembre-se: controle a fadiga, preserve sua força e o seu condicionamento físico.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.