Dez meses após a conclusão do Campeonato Mundial de Softbol Masculino Junior (JMSWC – Junior Men´s Softball World Championship), a cidade sede, Prince Albert, do evento recebeu mais uma premiação, que desta vez reconheceu o impacto econômico e turístico na comunidade e no legado deixado pela competição.
O JMSWC recebeu o prêmio de Evento Turístico do ano (Tourism Saskatchewan Marquee Event of the Year), durante o Saskatchewan Tourism Awards of Excellence Gala, celebrado no TCU Place, em Saskaton, no Canadá.
Na época da sua realização, o JMSWC gerou ganhos de ao menos CAD$ 150 mil, algo em torno de R$ 457mil, conseguindo impactar financeiramente a região com aproximadamente CAD$ 10 milhões (R$ 30 milhões) e auxiliado na reserva de três mil estádias nos hotéis locais.
O alto número de espectadores, nos nove dias de evento, foi a chave do sucesso econômico dentro e fora do campo. Estimasse que mais de 2000 pessoas transitaram no evento, sendo que o número salta para 5000 na partida entre a Nova Zelândia e o Canadá na fase de grupos.
Se tudo isso já não fosse marcante, o evento ainda conseguiu impactar a estrutura de Prince Albert, visto que a cidade construiu um novo estádio e ampliou outro, além da construção de quatro campos oficiais, deixando um legado importante para a comunidade local.
No inicio deste ano, o JMSWC venceu o Prêmio Prestige, da Aliança de Turismo Esportivo do Canadá, na categoria de eventos que tiveram caixa de menos de CAD$ 1 milhão. O campeonato mundial ainda concorreu ao Samuel McLeod Business Awards, onde foi indicado na categoria de Envolvimento comunitário e Marketing.
(foto: divulgação WBSC)