[Entrevista] Yuta Nagaura fala sobre a comemoração de 60 anos da JICA no Brasil

Nos dias 18 e 19 de maio, a JICA (Japan International Cooperation Agency) vai comemorar seus 60 anos de atividades no Brasil e para isso, realizará um evento com diversas atividades relacionadas ao Softbol e ao beisebol. A comemoração contará com a presença da Little League Brazil, que disponibilizará de uma gaiola inflável para rebatidas, além de clínicas ministradas pelos voluntários japoneses da JICA e amistosos contra a equipe do Anhanguera Nikkei Clube e contra a equipe da ACENBI (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba).

O evento contará com a presença ilustre do representante chefe da JICA, Sr. Hiroshi Sato, o prefeito da cidade de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, o presidente da Federação Paulista de Beisebol e Softbol, Marcio Maeda, além do Cônsul Geral do Japão, Sr. Yasushi Noguchi.

Merchan horizontal ok

A comemoração acontecerá na sede campestre do ANC, em Santana de Parnaíba e na sede da ACENBI, em Indaiatuba, terá início às 8h e tem entrada franca. Ambos os dias contará com serviço de almoço, o famoso baiten, e terá um amistoso focado em cada uma das modalidades. No sábado será um amistoso de beisebol e no domingo uma partida de softbol.

O Softbol Brasil conversou com Yuta Nagaura, coordenador de voluntários da JICA e um dos idealizadores do evento, que afirmou que “promover o desenvolvimento é uma das premissas da JICA, e realizar um evento de beisebol e softbol representa o espírito de cooperação com o esporte brasileiro, ao longo de 60 anos da instituição no país”.

“O Beisebol e o Softbol são modalidades muito populares no Japão, que é reconhecido internacionalmente como uma potência, e para nós é uma satisfação muito grande saber que o Japão tem uma influência muito importante na forma como é praticado o esporte no Brasil.”

Yuta explica que a dinâmica construída para este evento se limitou a um grupo de participantes de clubes que já possuem voluntários da JICA – apenas para a participação prática das atividades ministradas pelos voluntários japoneses, uma vez que o evento é aberto ao público. “Por conta do volume inscritos, foi necessário limitar a participação direta dos atletas nas atividades, como uma clínica que será ministrada em campo. Mas acompanhantes e pessoas interessadas pelo Softbol e o Beisebol, poderão acompanhar as atividades da arquibancada, possibilitando entender uma dinâmica de treinamento mais abrangente, além de acompanhar dois ótimos jogos amistosos”.

Merchan horizontal ok

“Recomendamos à todos os interessados que busquem acompanhar ao máximo todas as atividades, que vão desde os exercícios de aquecimento antes das partidas, técnico e físico, e até mesmo os cuidados após o jogo. Nosso desafio é proporcionar uma experiência de ensinamentos que não fiquem apenas no lado técnico e físico, mas tudo aquilo que forma um atleta na sua concepção básica, como cuidar do campo de jogo também.” 

Além de coordenador da JICA, Yuta também é praticante das modalidades e recentemente foi convocado para a Seleção Brasileira de Softbol Masculino que vai disputar o Campeonato Sul-americano, ainda sem data e local definidos.

“O Brasil é um país fantástico, e pessoalmente é uma alegria muito grande fazer da seleção brasileira e de alguma forma, colaborar na construção softbol masculino, que conta com diversas pessoas que vem lutando para que haja mais desenvolvimento na modalidade. Tenho certeza que faremos o nosso melhor para representar o Brasil nesta importante competição”.

Evento em comemoração aos 60 anos da JICA no Brasil

Sábado, 18 de maio ANC
Endereço: Estrada dos Romeiros, 1001 – Chácara das Garcas, Santana de Parnaíba – SP
Link Google Maps: https://goo.gl/maps/zyiSFeX1WWNAQRWM6
Início das Atividades: 8h00
Preço: o evento tem entrada franca
*haverá almoço no local, o famoso “baiten”

Atividades:
-Clínicas para crianças e jovens de até 16 anos
-Amistoso de Beisebol entre os voluntários da JICA e equipe de beisebol adulto do ANC
-Gaiola inflável para rebatidas
*Presença do cônsul geral do Japão e diversas autoridades.

Domingo, 19 de maio ACENBI:
Endereço:  R. Chile, 689 – Jardim Moacyr Arruda, Indaiatuba – SP
Link Google Maps: https://goo.gl/maps/GtShRyM8sPXwwVkA8
Início das Atividades: 8h00
Preço: o evento tem entrada franca
*haverá almoço no local, o famoso “baiten”

Atividades:
– Clínicas para crianças e jovens de até 16 anos
– Amistoso de Softbol entre os voluntários da JICA e equipe de beisebol adulto da ACENBI
– Gaiola inflável para rebatidas

(Fotos: arquivo Yuta e Divulgação JICA)

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.