Nos dias 10 e 11 de Maio, quatro nações africanas se enfrentaram de olho nas vagas para à classificatória euro-Africana, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de Julho na Holanda, para a sonhada participação no retorno do softbol em Tóquio 2020. As seleções de Botsuana e África do Sul mostraram superioridade na competição e garantiram as vagas.
Na sexta-feira (10), foram realizadas cinco partidas e à África do Sul foi o grande destaque vencendo todos os jogos. No primeiro confronto venceu a Nigéria por 19 a 0, atropelou Uganda por 15 a 0 e fechou o dia com uma vitória suada por 8 a 7 em cima de Botsuana.
Mas, no sábado (11), as botsuanesas aprenderam com o confronto anterior, souberam se impor e venceram a sul-africana por 8 a 1 ficando com o título Classificatória africana. Ugando e Nigéria disputaram a 3ª colocação com vitória das ugandesas.
A classificatória africana não foi feita apenas de carimbar os passaportes. A seleção nigeriana conseguiu pela primeira vez em sua história garantir pontos de ranqueamento internacional e fará sua estreia no Ranking Mundial da WBSC. Com o ingresso da Nigéria, o continente africano terá sete países participando do Ranking: África do Sul (28), Uganda (30), Botsuana (43), Quênia (48), Zimbábue (60) e Lesoto (66).
A WBSC realizará um sorteio no dia 10 de Julho, em sua sede na Suíça, para definir os confrontos da Classificatória Euro-africana para Tóquio 2020. Apenas uma seleção vai para o Japão em busca do sonho olímpico.
Classificação Final:
1ª colocada: Botsuana
2ª colocada: África do Sul
3ª colocada: Uganda
4ª colocada: Nigéria
(foto: divulgação WBSC)