[Coluna] Nutrição e Saúde Intestinal

Já existem vários artigos relatando inúmeros benefícios de melhorar a saúde intestinal, mas será que o intestino influência na performance esportiva?  Os probióticos, prebióticos e simbióticos estão cada vez mais conhecidos, mas você sabe o significado de cada um?

Vamos lá:

Os probióticos (mais conhecidos como “bactérias boas”) são microrganismos vivos capazes de alcançar o trato gastrointestinal e alterar a composição da microbiota. Produzem efeitos benéficos à saúde quando consumidos em quantidades adequadas. Esses efeitos estão direta e exclusivamente relacionados ao tipo da cepa utilizada. Para ser aplicada como probiótico, a bactéria precisa ter identificação internacionalmente conhecida (espécie e subespécie da cepa); resistir à acidez gástrica e à ação dos sais biliares; possuir efeitos benéficos ao hospedeiro demonstrados in vivo e in vitro por meio de uma dose conhecida; ter capacidade de adesão ao muco ou epitélio intestinal; apresentar segurança comprovada (baixo risco de infecção sistêmica e de produção de toxinas deletérias, não oferecer estímulo excessivo à resposta imunológica e não possibilitar a transferência de genes entre microrganismos) e possuir a garantia da manutenção da viabilidade até o momento do consumo na forma de cápsula, pó ou quando adicionada a produtos lácteos.

Prebióticos (conhecidos também como “alimento das bactérias boas”) são definidos como carboidratos não digeríveis que estimulam o crescimento e/ou a atividade de um grupo de bactérias no colo, trazendo benefícios à saúde do indivíduo. Para exercer essas funções, algumas características são importantes: resistir à acidez gástrica, à hidrólise por enzimas intestinais e não serem absorvidos pelo trato gastrointestinal (carboidratos não digeríveis). Desta forma, podem ser utilizados como substrato para a microbiota intestinal, estimulando seletivamente a proliferação de bactérias que colaboram para o bem-estar e saúde do hospedeiro.

Simbióticos, por sua vez, são compostos pela mistura de prebióticos e probióticos em quantidades variadas, seguindo as mesmas características propostas para esses componentes utilizados de forma separada.

Quais os benefícios?

Melhoram as funções intestinais, aumentam a absorção de nutrientes, possuem efeito protetor contra infecções, efeito imunomodulador, prevenção de doenças atópicas, autoimunes e câncer, proteção contra proliferação de microrganismos patogênicos, restauração da permeabilidade intestinal e otimizam a absorção de nutrientes. Uma microbiota saudável produz vitaminas como vitamina K e vitamina B12, além de digerir fibras insolúveis, liberando nutrientes que são utilizados por elas e pelo organismo hospedeiro.

São capazes de diminuir processos alérgicos e infecciosos, pois estimulam secreção de mucina nas células intestinais e quebram proteínas com potêncial alergênico. Reforçam as junções intercelulares no intestino, aumentando a seletividade de macromoléculas. Kombucha, Kefir, vegetais fermentados (chucrute), missô, iogurtes que são utilizados microrganismos em sua produção e coalhada são alguns bons exemplos de alimentos ricos em probióticos.

E quais os benefícios aos praticantes de atividade física?

A prática de atividades físicas exige muito esforço do organismo e as doenças de trato respiratório podem prejudicar o desempenho dos atletas, principalmente dos profissionais. O estudo “Suplementação probiótica para sintomas de doenças respiratórias e gastrointestinais em indivíduos saudáveis e fisicamente ativos”, publicado pelo Clinical Nutrition, jornal oficial da Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo, anunciou evidências clínicas sobre o impacto positivo dos probióticos na saúde

Nutricionista Gilberto Mano

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.