Árbitros brasileiros selecionados para grandes campeonatos internacionais

XII Campeonato Mundial Junior MasculinoA temporada 2019 promete ser movimentada no softbol nacional e internacional. Grandes campeonatos prometem movimentar todos os continentes do mundo com a realização da Copa do Mundo Sub-19, as Classificatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Campeonato Sul-americano Masculino Adulto, Campeonato Sul-americano Sub-17 e o Campeonato Sul-americano Sub-15.

Projeto Histórias: Patrícia HamamotoDois árbitros brasileiros foram selecionados para atuar nas duas principais competições. Jorge Afuso foi designado para a XIII Copa do Mundo de Softbol, que vai acontecer entre os dias 11 e 17 de Agosto, em Irvine, nos Estados Unidos. Patrícia Hamamoto foi escolhida para atuar na Classificatória Americana para Tóquio 2020, que acontecerá entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro, em Surrey, no Canadá.

Convenção de arbitros da europaDesde que assumiu a presidência de Softbol da WBSC, Tommy Velásquez vem mudando o sistema de seleção de árbitros nos principais campeonatos do mundo.  O que normalmente acontecia era o pais que vai participar da competição indicar três árbitros e o arbitro chefe era o responsável por decidir quem iria à Competição. A tendência é que não haja mais indicações, ou a chamada de nomes pré-estipulados, a Confederação Mundial, através do seu departamento de arbitragem, vai indicar aqueles que irão atuar, nos principais campeonatos do mundo.

A lista final de árbitros convocados ainda não foi divulgada, mas os poucos que já foram anunciados são de grandes nomes da arbitragem internacional, com experiencia em grandes eventos e em ligas profissionais.

Seminário Internacional de ArbitragemVale lembrar que o Brasil recebeu o Seminário de Certificação de Arbitragem Internacional da WBSC, onde seis árbitros brasileiros conseguiram tirar a certificação. O evento contou com a avaliação de José Chaparro, considerado o melhor árbitro do mundo na atualidade, responsável por atuar no home plate da final do Campeonato Mundial de Chiba.

(fotos: Nelson Yajima/WBSC/AASB/ESF)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.