Manaus Softbol treina forte para primeiro desafio

Manaus SoftbolEm 2018, tivemos a oportunidade de noticiar a expansão do Softbol, a chegada do Manaus Softbol. Em pouco menos de um ano de atividades, o time foca sua primeira competição fora do Estado, que acontecerá em Santa Isabel, no Pará, para a disputa do Torneio Norte/Nordeste de Softbol e beisebol.

O time é novo, mas as dificuldades encontradas são velhas conhecidas dos clubes e times mais antigos do cenário nacional: a falta de apoio e o alto custo para adquirir materiais e poder viajar para competições.

Manaus SoftbolNa temporada passada, o time contava com 40 atletas em atividades nos treinos, mas, em 2019, esse número caiu bastante contando com 15 a 20 meninas. Para a atleta Mayara Miki uma das possíveis causas da saída de algumas atletas seja a dificuldade de mesclar as atividades do dia-a-dia, com a carga dos treinos.

“É muito difícil manter a assiduidade nos treinos. Acredito que a causa disso seja tanto a vida cotidiana (trabalho, família), quanto o fato de o esporte ser “exótico” em algumas regiões do Brasil,” declarou Mayara.

Manaus SoftbolAlém disso, a dificuldade de se encontrar materiais para os treinos e campeonatos deixa o esporte ainda mais caro. Os materiais usados nos treinos são os que algumas atletas já tinham e aqueles que as jogadoras vão conseguindo comprar aos poucos.

Por causa dos custos, a vinda do time para a disputa de campeonatos e torneios em São Paulo e/ou no Paraná, ainda está fora de questão. A viagem para a disputa do Torneio Norte/Nordeste só está sendo possível, pois as despesas estão sendo compartilhadas com o time de beisebol, que também está indo para Belém.

“Montamos um time de meninas que começou do zero, algumas sem nenhuma noção do esporte e que não tem noção do que é viajar para competir,” falou Mayara. “Não da para sair planejando varias viagens sem ter algo sólido. Se as meninas gostarem da experiência [de ir para o Pará], quem sabe iremos viajar mais no próximo ano.”

Manaus SoftbolO time de Manaus treina duas vezes por semana, terças e quinta-feiras a partir das das 19 hrs e aos sábados a partir das 8 hrs da manhã.  Os treinamentos são ministrados pelo técnico Ryusei Miyata, ou Leo, como é chamado pelas atletas, da JICA (Japan International Cooperation Agency) e acontecem no Manaus Country Club.

Manaus SoftbolPara diminuir os custos, de hospedagem, transporte e alimentação nas competições, o clube organiza eventos, como a Feijoada Beneficente que  acontecerá em Abril, vendem comida em eventos Japoneses que acontecem na cidade e estão vendendo uma Rifa, com prêmio em Espécie, que será sorteado no dia 24 de Março.

Para ter mais informações de como participar e poder ajudar na Rifa, entre em contato pelo Instagram do time, caso não tenha entre em contato na página do facebook.

Fotos

(fotos: Instagram oficial Manaus Softbol)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.