A Comissão de Atletas da Confederação Mundial de beisebol e Softbol (WBSC – World Baseball Softball Confederation Athletes Comission), que tem como presidentes o ex-jogador australiano da MLB e da NPB, Justin Huber e Maria Soto, estrela da seleção venezuelana, busca delinear e expandir o seu papel, escopo e deveres como uma Comissão.
A WBSCAC busca representar os melhores interesses dos atletas de beisebol e softbol, dando voz aos atletas em níveis executivos nos órgãos que comandam as modalidades no mundo. Em ligas profissionais, por exemplo, os jogadores são tradicionalmente representados sindicatos e agentes.
A Comissão estará presente no Fórum Internacional de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI), que acontecerá em Abril em Lausana, na Suíça. Este será o maior evento da história da reunião das representações internacionais de atletas.
Com as novas ideias e rumos propostos é possível que a WBSCAC esteja presente nos eventos sancionados pela WBSC, encontros e reuniões, com a intenção de promover uma maior integração com a realidade vivida pelos atletas e ajudar nas decisões que vão impactar diretamente os jogadores.
A Comissão estuda recrutar representantes (atletas) de todas as Confederações ao redor do mundo. Um objetivo de longo prazo seria fornecer caminhos de carreira para os atletas em transição fora dos campos.
A WBSCAC tem em seu corpo diretivo Erika Polidori, do Canadá, Pauline Prade, da França, Ashley Stephenson, do beisebol feminino, além de outros atletas/ex-atletas de alto nível ao redor do mundo. A comissão tem a participação da Secretária Geral da WBSC, Beng Choo Low, e o diretor executivo da entidade Michael Schmidt em suas reuniões presenciais. A WBSCAC faz reuniões periódicas semanalmente através de vídeo conferencia.
(Foto: divulgação WBSC)