Paris 2024 ameaça permanência do Softbol nos Jogos Olímpicos

Símbolo OlímpicoA permanência do Softbol e do beisebol como modalidades fixas no quadro de disputas dos Jogos Olímpicos está ameaçada. Para que consiga permanecer, é necessário que o esporte participe de três Jogos Olímpicos em sequência, ou seja, no caso do Softbol, seria necessário participar de Tóquio 2020, Paris 2024 e Los Angeles 2028.

Mas, infelizmente, o Comitê Organizador de Paris 2024 anunciou que não vai recomendar o softbol/beisebol e o Karatê. O comitê vai apoiar apenas a escalada esportiva, o skate e o Surfe (modalidades que serão inclusas junto com o soft em Tóquio 2020) e vai recomendar a candidatura para a inclusão do breakdancing.

Logo Oficial Paris 2024Vale lembrar que os países que sediam os Jogos tem o direito de indicar modalidades que lhe agradem e vejam como potencial de medalha. No Brasil, em 2016, as modalidades indicadas foram o futebol de salão, surfe e a capoeira. No Japão, assim como nos Estados Unidos, o beisebol e o softbol são as modalidades mais praticadas e naturalmente entraram na opção de indicação.

Com esse vácuo entre Tóquio 2020 e Los Angeles 2028, visto que os norte-americanos já sinalizaram que querem o Softbol/beisebol no quadro de modalidades, muitos nome do softbol internacional, como Monica Abbott e Yukiko Ueno, terão sua última oportunidade do sonho olímpico no Japão.

Ueno, primeira arremessadora a conseguir um jogo perfeito em uma Olímpiadas (contra a China, no dia 20 de agosto) terá 46 anos em Los Angeles e Abbott, melhor de todos os tempos da NCAA Division I em número de vitórias, strikeouts, jogos completos, innings arremessados, jogos como abridora, estará com 43 anos.

Logo Oficial Los Angeles 2028A seleção norte-americana de Softbol Junior vai para Paris, data e locais ainda não anunciados, na tentativa de promover o esporte na Europa. Em 2018, o USSSA Pride fez um tour pela velho continente jogando contra grandes seleções e foi sucesso de público e audiência.

O Comitê olímpico internacional votará nas indicações de modalidades olímpicas em dezembro de 2020. Até lá, muita coisa ainda pode acontecer, visto o intenso trabalho da Confederação Mundial de beisebol e Softbol (WBSC – World Baseball Softball Confederation) e da Federação Europeia de Softbol (ESF – European Softball Federation) e também da federação de beisebol.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.