[Coluna Especial] 32º Jogos Olímpicos: Tóquio 2020

Logo jogos Olímpicos Tóquio 2020Em 2020, a cidade de Tóquio, no Japão, vai receber a 32ª edição dos Jogos Olímpicos e a 16ª dos Jogos Paraolímpicos. O país já havia recebido o evento em 1964. Serão disputadas 33 diferentes modalidades esportivas durante os Jogos, em 2020 será a primeira vez que o Comitê Olímpico Internacional (COI) permitiu que o Comitê Organizador propusesse esportes adicionais ao quadro de modalidades.

Cinco modalidades foram propostas: beisebol/Softbol, caratê, escalada esportiva, Skate e Surf. Todas elas foram aprovadas em Assembleia do COI em Agosto de 2016

O beisebol e o Softbol saíram do quadro de disputas olímpicas após os Jogos de Beijing 2008, ficando de fora em Londres 2012 e no Rio de Janeiro 2016, e por ser uma das modalidades esportivas mais populares do país sede é a aposta de atrair muitos entusiastas e seja sucesso de público e mídia. As modalidades serão disputadas em duas sedes: Yokohama Stadium e no Fukushima Azuma Baseball Stadium.

Em 2013, a Federação internacional de beisebol (IBAF – International Federations of baseball) e a Federação Internacional de Softbol (ISF – International Softball Federation) se uniram e criaram a Confederação Mundial de Beisebol e Softbol (WBSC – World Baseball Softball Confederation). A WBSC foi a responsável direta pelo retorno das modalidades aos Jogos Olímpicos e pela formatação classificação mundial e por expor o esporte para milhares de fãs através de competições de alto nível, organização e transmissões das partidas das principais competições internacionais.

Campeonato Mundial de ChibaAs seleções japonesas ocupam hoje a segunda colocação no Ranking da Confederação Mundial de Softbol e tem um histórico vitorioso. No Softbol, as japonesas ganharam medalha de Prata (Sidney 2000), Bronze (Atenas 2004) e ouro (Beijing 2008).

Os 32º jogos Olímpicos terão início no dia 24 de Julho e terminam no dia 9 de Agosto de 2020.

Caminho para Tóquio:

Campeonato Mundial de ChibaSerão seis países disputando o sonho de uma medalha Olímpica, mas para isso um longo caminho precisa ser trilhado antes de desembarcar no Japão. Estados Unidos, por vencer o Campeonato Mundial de Chiba, e o Japão, por ser país sede, são os únicos com vaga garantida, os demais precisam vencer as classificatórias regionais.

As classificatórias da Ásia/Oceania classificam uma seleção, as eliminatórias da África/Europa mais uma.

Diferente do que acontece nas outras classificatórias, o continente americano contará com a participação de 16 seleções e duas vagas para os Jogos Olímpicos. Os países elegíveis para as vagas serão baseadas na classificação do Campeonato Pan-americano de 2019.

Os locais, datas e participantes de cada classificatória serão anunciados futuramente pela WBSC. Nas Americas, o local será decidido em Congresso que acontecerá em Cartagena, na Colômbia. Os países que estão na disputa pra sediar a classificatória são o Canadá e a Colômbia.

Curiosidades

  • O beisebol e o Softbol não estão no quadro de modalidades Paraolímpicas, mesmo tendo torneios para cadeirantes e para cegos;
  • Para o COI, o softbol é considerado a versão feminina do beisebol e por isso não se tem Softbol Masculino e Beisebol Feminino na disputa dos Jogos. Assim mantem um quadro de disputas menor e não prolongando o tempo de competição;
  • Os Jogos contam com a ajuda de 70 mil voluntários, que vão auxiliar cerca de 20 milhões de espectadores, além de uma estimativa de 10.500 atletas;
  • Serão mais de 40 locais de competição por todo Japão, sem contar o Centro de Imprensa e a Vila Olímpica,
  • Serão dois mascotes: Miraitowa, para os Jogos Olímpicos e Someity, para os Jogos Paraolímpicos.

Histórico Olímpico do Softbol:

1996 – Atlanta

Ouro – Estados Unidos
Prata – China
Bronze – Austrália

2000 – Sidney
Ouro – Estados Unidos
Prata – Japão
Bronze – Austrália

2004 – Atenas
Ouro – Estados Unidos
Prata – Austrália
Bronze – Japão

2008 – Beijing
Ouro – Japão
Prata – Estados Unidos
Bronze – Austrália

(Fotos: Divulgação Tokyo 2020/WBSC)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.