A Copa do Mundo de Beisebol Feminino, o maior evento da modalidade, que será disputada pela primeira vez nos Estados Unidos em Agosto (22-31) em Vieira, Florida, tem ajudado a impulsionar o interesse do esporte no país. Parte desse crescimento se a um fato histórico, será o 75º aniversário da AAGPBL – All American Girls Professional Baseball League.
A Major League Baseball e a USA Baseball recentemente inauguraram a Girls Baseball Breakthrough Series, um centro de treinamento inovador projetado para as jovens jogadoras de beisebol, que aconteceu no histórico Dodgertown em Vero Beach, Flórida. Marti Sementelli e Jenna Marston, jogadoras da seleção norte-americana de beisebol feminino, estavam presentes como instrutoras.
Muitos dos participantes do evento são as únicas jogadoras dos times de beisebol masculino de suas regiões. Uma ex-aluna da AAGPBL fez questão de deixar um recados para as jogadoras:
“Nunca deixe essas barreiras impedirem de praticar esse esporte, se é isso que vocês querem fazer.”
Kim Ng, Vice-presidente Sênior de Operações de Beisebol da MLB, discursou para as jogadoras e fez uma analogia ao lendário Jackie Robinson, que lutou contra o preconceito e os paradigmas do esporte.
(Fotos: WBSC)