As duas principais potencias do ranking mundial, o Estados Unidos, nº 1 do mundo, e o Japão, nº 2 do mundo, se enfrentarão em uma série de três partidas, nomeada como Japan All-Star Series, no lendário e mais icônico estádio do Japão, o Tokyo Dome. Em todas as partidas acontecerá uma disputa de home run, o famoso Home Run Derby.
A série internacional, sancionada pela WBSC (World Baseball Softball Confederation), contará com transmissão de televisão no país e será disputado em três cidades diferentes, em quatro dias:
1ª partida: Estados Unidos x Japão – Tokyo Dome
2ª partida: Estados Unidos x Japão – Shellcom Sendai
3ª Partida: Estados Unidos x Japão – Fukushima Azuma Stadium
Na última vez que uma partida de softbol aconteceu no Tokyo Dome, casa do Yomiuri Giants da NPB (Nippon Professional Baseball ) uma multidão de 31.448 apaixonados acompanhou o desafio entre Japão e Estados Unidos.
As seleções vão poder se familiarizar com o Fukushima Azuma Stadium, um dos palcos das competições de beisebol e softbol nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
No elenco do Japão estarão atletas que venceram a última medalha de ouro olímpica, em Beijing 2008 como Yukiko Ueno e Eri Yamada, que tambem ganharam a prata em Atenas 2004. Além disso, o roster oficial contará com a presença de Yamato Fujita, Yuka Ichiguchi, Yu Yamamoto, Misato Kawano e Nozomi Nagasaki, que participaram do título mundial japonês em 2014.
Os Estados Unidos será comandado por Laura Berg, ganhadora de três ouros olímpicos e terá no elenco Kelly Kretschman, ganhadora do ouro em 2004 e da prata em 2008, e as campeãs do mundo Ally Carda, Amanda Chidester, Delanie Gourley e Jessica Moore.
(fotos: divulgação WBSC/JSA)