O campeonato classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, terá início em 90 dias. O XVI Campeonato Mundial de Softbol Feminino será realizado entre os dias 2 e 12 de Agosto em Chiba, Japão. A seleção campeã da competição garante sua vaga para o maior evento esportivo do mundo. O Japão tem a vaga garantida por ser o país sede.
O Campeonato Mundial retornar a terra do sol nascente após 20 anos, o Japão foi sede do evento em 1970 e 1998. Três estádios serão utilizados na fase de grupo: Akitsu Stadium, em Narashino; Naspa Stadium, em Natira; e Z.A. Ballpark, em Ichihara. A rodada final será disputada no Zozo Marine Stadium, em Chiba, que tem capacidade para 30.199mil espectadores.
Serão 16 seleções brigando pela vaga:
- África: Botsuana e África do Sul;
- Américas: Canadá, México, Porto Rico, Estados Unidos e Venezuela;
- Ásia: China, Taiwan, Japão e Filipinas;
- Europa: Grã-Bretanha, Itália e Holanda;
- Oceania: Austrália e Nova Zelândia.
A 1ª edição do Campeonato Mundial aconteceu em 1965 em Melburne, na Austrália. Cinco países participaram: Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, Nova Guiné e Austrália. As donas da casa faturaram a competição ao bater as norte-americanas por 1 a 0, na final. Essa é o único título das australianas.
Apenas quatro países venceram o desafio mundial. Estados Unidos é o grande campeão com 10 canecos, sendo as atuais campeãs. O Japão venceu quatro edições, a Austrália e a Nova Zelândia venceram uma vez cada.
(fotos: divlgação WBSC)