A Federação Europeia de Softbol (ESF – European Softball Federation), em parceria com a Associação de Técnicos de Softbol da Europa (ESCA – European Softball Coaches Association), tem realizado diversos cursos de técnicos para oito países: Alemanha, Bélgica, Espanha, Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Suíça e República Tcheca.
Técnicos e jogadores aprendem diferentes e novas técnicas de cinco instrutores: Tracy Bunge (Estados Unidos), Craig Montvidas (Americano residente na Holanda), Berend Mannessen (Holanda), Enrico Obletter (Itália) e Vojtech Albrecht (República Tcheca).
Os cursos e clínicas são fundamentos em sessões de treinamentos e workshops. As informações vão de como escolher a luva e o bastão ideal, analise do adversário, estratégias ofensivas e defensivas, maneira ideal para se comunicar com os árbitros e até mesmo treinamentos com realidade virtual.
Na primeira clínica realizada em Diessen, na Holanda, entre os dias 25 e 29 de outubro, contou com a participação de 40 atletas e 30 técnicos. Na segunda clinica foram 12 países participantes e contou com 24 técnicos e 38 jogadores.
(fotos: divulgação WBSC)