EUA é Campeão Pan-americano e tem brasileira na seleção da competição

Neste domingo, a seleção dos Estados Unidos acordou para o IX Campeonato Pan-Americano de Softbol Feminino e doutrinou as adversárias. Na primeira partida que disputou não tomou conhecimento do Canada, vencendo a partida por 11×3 e na final do torneio fez a forte seleção do México passar vergonha passando o trator nas mexicanas vencendo por 9 x0, com direito a um NO-NO (no hitter – no runner) da arremessadora Kelly Barnhill.

Na primeira partida do dia, Porto Rico e Cuba se enfrentaram para disputar a 5ª e 6ª colocação da competição e após um jogo duríssimo as porto-riquenhas superaram as cubanas, em partida dominada pelas arremessadoras, vencendo pelo placar mínimo (1×0), garantindo vaga para os Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, além de conquistar uma vaga no Campeonato Mundial.

Repescagem para final

No confronto pela última vaga na final, e a terceira colocação, os Estados Unidos, número 2 do ranking mundial, e o Canadá, número 3 do ranking, se enfrentaram em um jogo eletrizante.

As norte-americanas começaram fora de ritmo e as Canadenses aproveitaram as oportunidades. Kelsey Jenkigs andou e chegou ao home com a rebatida de Erika Poilidori (1×0). Holly Speers isolou a bolinha no centro do campo para ampliar a liderança (3×0). Mas isso só fez com que as americanas acordassem para a partida.

Na 2ª entrada, Delaney Spaulding andou e anotou a primeira corrida dos EUA (3×1). No 3º inning, Valerie Arioto e Ali Aguilar impulsionaram corridas empatando a partida (3×3). Na 4ª entrada, Aubree Munro levou Kelsey Stewart ao home, dando a liderança para as norte-americanas (4×3) e Michelle Moultrie mandou a bola para longe ampliando a diferença (6×3).

No 5ª inning, os Estados Unidos bateram 5 singles e impulsionaram 5 corridas (11×3), acabando com a partida, garantindo vaga na final e deixando o bronze com ao Canadá.

Destruindo a final

As americanas entraram em campo com o México atravessado na garganta. Se impondo logo no começo da entrada, os Estados Unidos anotaram  5 corridas em um festival de rebatidas válidas Ali Aguilar e Jannie Takeda isolaram a bolinha pra fora do campo, sendo as responsáveis por todas as corridas da entrada.

Na segunda entrada, as norte-americanas fecharam o placar com uma longa sequência de rebatidas e um festival de corridas. Valerie Arioto deixou o seu impulsionando 3 das 4 corrida do inning.

O México, sensação do campeonato, foi dominado pela arremessadora Kelly Barnhill. A americana eliminou 10 por strikeouts, não cedeu nenhuma corrida e nenhuma rebatida válida. Apenas uma mexicana chegou em base e foi após um hit-by-pitch na segunda entrada.

Seleção do Campeonato

Durante a cerimônia de encerramento, foi anunciada a seleção da competição. E teve brasileira entre as “selecionadas”, a jogadora designada da seleção brasileira, Vivian Morimoto, entrou para o time das melhores da competição:

Arremessadora: Anyibel Ramírez (Venezuela)
Receptora: Magalí Frezzotti (Argentina)
1ª Base: Victoria Vidales (México)
2ª Base: Maylin Sanchez (Cuba)
3ª Base: Yilian Rondon (Cuba)
Short Stop: Brigette Del Ponte (México)
Outfield: Erika Polidori (Canadá)
Outfield: Haylie McCleney (EUA)
Outfield: Elicia D’Orazio (Porto Rico)
Jogadora Designada: Vivian Morimoto (Brasil)

Seleções classificadas para os Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Para quem não sabe, o Campeonato Pan-americano serve para classificar as equipes para os Jogos Pan-americanos. Carinhosamente chamado de pré-pan, o Pan-americano também valeu para garantir vaga para o próximo Campeonato Mundial organizado pela WBSC. Os classificados foram:

  • Estados Unidos (2º do Ranking)
  • México (10º do Ranking)
  • Canadá (3º do Ranking)
  • Porto Rico (7º do Ranking)
  • Venezuela (16º do Ranking)
  • Peru (vaga por ser país sede)

(fotos: divulgação Conpasa)

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.