Neste final de semana, a cidade francesa de Paris celebrou o Dia Olímpico e para isso, transformou o coração da Ville Lumiére, da Torre Eiffel a Notre Dame beirando o Rio Siena, em um gigantesco parque de esportes. Essa área de celebração ao espirito olímpico, ofereceu a chance de vivenciar mais de trinta modalidades desportivas disputadas no quadro olímpico.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, declarou que a cidade anseia celebrar e compartilhar do espirito olímpico. Para Hidalgo, Paris está pronta para dividir o amor ao esporte e o entusiasmo de sediar os jogos de 2024.
Didier Seminet, presidente da Confederação Europeia de beisebol e presidente da confederação francesa de beisebol e softbol , teve a honra de receber no stand das modalidades, ninguém menos que a Ministra dos Esportes da França Laura Flessel.
Nascida em Guadalupe em 1971, Flessel foi uma esgrimista reconhecida mundialmente, ganhou 5 medalhas olímpicas (2 de ouro em Atlanta 1996), 6 títulos mundiais e 1 europeu. A ministra confirmou o empenho do governo francês e da população de Paris para sediar os jogos de 2024.
O Dia Olímpico, foi criado em 23 de junho de 1894, quando o Barão Pierre de Coubrein criou o COI (comitê olímpico internacional) em Sorbonne em Paris.
(foto: divulgação WBSC)