Com apoio da União Europeia os pais de Malta elaborou um projeto de softbol para melhorar a igualdade de gêneros e a inclusão sociais através do esporte. O nome do projeto será Inclusion and Gender Equality Through Softball (IGETS) ou Inclusão e igualdade de gêneros através do Softbol em tradução livre, será um trabalho em conjunto de três diferentes clubes de diferentes partes da Europa – Għajnsielem Redcoats de Malta, Olympia Haarlem da Holanda e Princ Zagreb Softball da Croácia.
O projeto tem como base a troca de ideias relevantes para a igualdade de gênero no esporte, o incentivo para trazer os jovens a pratica do softbol e aumentar a taxa de participação desses jovens na pratica esportiva em geral. O IGETS pretende desenvolver ainda mais os clubes participantes e criar uma duradoura cooperação entre os parceiros do projeto.
O desenvolvimento do projeto se dará em quatro etapas. A primeira acontecerá com a reunião dos técnicos das equipes em Malta para explorar maneiras de conseguir que crianças a partir dos quatro anos participem dos esportes e assim se afastem dos problemas sociais. O segundo passo será organizado em Haarlem na Holanda e será composto de um estudo do lado administrativo da gestão dos clubes, incluindo maneiras de gerar fundos e desenvolvimento de treinadores de arremessadores.
Na terceira etapa os participantes se reunirão em Zagreb na Croácia para um treinamento de três equipes da categoria sub-17 e explorar maneiras de manter os adolescentes praticando o esporte em equilíbrio com a sua educação e emprego. Na última etapa será uma conferência entre todos os parceiros do projeto e representantes da Federação Europeia de Softbol e associações nacionais. Nesta conferência será exposto os resultados do projeto e um planejamento de mídia será entregue a ESF (European Softball Federation) para ajudar abranger a divulgação de todas as associações de softbol filiadas a Federação Europeia.
Para quem tiver curiosidade de ler o artigo oficial do projeto, basta clicar aqui: IGETS Project Article.pdf
(Foto: divulgação WBSC)
Um comentário sobre “Malta usará softbol para melhorar igualdade de gêneros nos esportes”